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#tutorial #corona
01 - Hello World
27/06/2017
Uns 2 minutos de leitura

Olás pessoas, prontos para começarem no mundo da programação e desenvolvimento de jogos? Ainda não? Então pode ir assistir qualquer porcaria no Youtube.

Vou dividir este tutorial em algumas partes, tentando ser o mais didático possível, além de explicar o porque dos caminhos escolhidos foi seguido. A ideia não é você “copiar” o código, mas sim entender como tudo foi feito, só assim poderá usar este aprendizado nos seus próprios projetos.

Mas eu só quero o código! Blz, pode baixar aqui… tchau!

Pronto? Hello World

Vamos usar o engine CoronaSDK neste game. Ele é grátis, com uma documentação bem escrita e estruturada. Nele usamos a linguagem Lua, que é fácil de aprender e gostosa de programar. Perfeita para iniciantes.

print("Hello World")

Algumas outras vantagens do CoronaSDK:

  • É gratuito*
  • É em Lua (já expliquei)
  • Ótima documentação
  • Muitos plugins (marketplace)
  • Multi-plataforma
  • Live Reload
  • Etc…

Conheça todos os recursos no site deles.

01: Baixando e instalando o CoronaSDK
Sem muita enrolação, siga os passos abaixo:

  1. Faça seu cadastro no site da Corona Labs
  2. Faça o login
  3. Baixe o CoronaSDK para a sua plataforma
  4. Instale (padrão wizard, ok, next, next, etc…)

Pronto, o SDK e o Simulador estão instalados, bora para a parte mais legal agora.

02: Criando o projeto
Tem duas maneiras de começar, mas como sou bonzinho, já montei um esqueleto que vai além de agilizar setup do projeto, irá também ajudar na sua organização.

Nada impede vc de abrir o simulador e selecionar “New Project”, abaixo vou explicar porque usar este esqueleto.

Clone ou baixe o esqueleto do projeto no Github, clicando aqui em uma pasta nova.

Obs: Como uso windows, alguns atalhos ou outras coisas que encontrar aqui podem ser diferentes do OS que vc usa, mas no geral as coisas funcionam iguais.

Feito isso, vc terá uma pasta nova com a seguinte estrutura: (comando: $tree)

Project_Template:
├── assets
│      ├── music
│      ├── sfx
│      └── sprites
├── classes
├── LaunchScreen.storyboardc
├── scenes
└── _icons

No Simulador, clique em “Open Project” e selecione o arquivo main.lua, na raiz. Se tudo der certo (até agora não tem como estar errado) vai abrir uma janela com o fundo preto, na proporção de um celular.

Pronto, esse é o nosso jogo… rá!

Brincadeira, no próximo post vou explicar pra que as pastas e os arquivos desse esqueleto servem. Vamos baixar os assets (arquivos) do jogo e fazer o background aparecer na tela.

Até!


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